Nossa
missão é
somar sempre

Confiança da indústria cai em janeiro, pressionada pela situação atual dos negócios

Já a perspectiva futura do setor mais uma vez melhorou.

Fonte: InfoMoney

 A FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgou na manhã desta segunda-feira (31) a Sondagem Industrial do mês de janeiro. O ICI (Índice de Confiança da Indústria) teve redução de 1,5% na passagem mensal, passando de 114,5 para 112,8 pontos - já com ajuste sazonal.

A FGV explica que essa redução do índice - que havia alcançado seu nível mais elevado no segundo semestre de 2010 - foi motivada principalmente pela piora no grau de satisfação com o ambiente atual dos negócios. Já a perspectiva futura do setor mais uma vez melhorou.

Situação atual
Pressionado pela deterioração do quesito que mede o grau de satisfação das indústrias com o ambiente atual dos negócios, que caiu de 126,9 pontos em dezembro para 120,0 pontos nesta medição, o ISA (Índice da Situação Atual) atingiu 112,1 pontos, queda de 3,5%. Esse é o menor patamar do ISA desde dezembro de 2009.

Também apontando redução na passagem mensal, o Nuci (Nível de Utilização da Capacidade Instalada) caiu de 84,9% para 84,7% entre dezembro e janeiro.

Perspectivas da indústria
Contrastando com os outros dois componentes do ICI, o IE (Índice de Expectativas) registrou novo avanço, com alta de 0,7% na passagem mensal, indo para 113,6 pontos. Esse é o maior patamar deste componente desde maio do ano passado.

Newsletter