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11 Dicas para usar o Inbound Marketing

Muitas ações do marketing tradicional são caras e possuem eficiência reduzida.

Autor: Marcelo FernandesFonte: Revista IncorporativaTags: empresarias

Planejamento

1. Fazer uma análise mais detalhada de seu orçamento em 2010, pode revelar ações que não obtiveram resultados. Considere utilizar as quantias envolvidas para realizar projetos de Inbound Marketing e atingir 70 milhões de internautas.

2. Esta metodologia é aplicável para qualquer tipo de empresa e produto. Imagine seu produto dentro do contexto de uso e você verá que, existem muitas oportunidades de vendê-lo de forma diferente na web.

3. Muitas ações do marketing tradicional são caras e possuem eficiência reduzida. Considere migrar parte deste orçamento para investimentos nas Mídias Sociais, E-mail Mkt, Geração de Conteúdo e Otimização de Mecanismos de Busca. Pesquisas indicam que mais de 57% dos executivos de marketing globais, pretendem investir nessas mídias em 2011. Se você não fizer, seu concorrente fará.

4. Avalie o perfil dos novos profissionais ou empresas necessários para implementar este conceito, ele mudou!! Não adianta mais pensar de forma somente intrusiva, pois as formas de bloqueio são muitas. Os profissionais precisam estar orientados a entender o cliente e gerar conteúdo para as necessidades dele e perceber que tem um canal de comunicação direta com seu público alvo.

Seja Encontrado na Web

5. É fato, 80% das pessoas busca informações online antes de comprar. Desta forma, não basta somente criar páginas nas mídias sociais, canal youtube ou enviar e-mails marketing. É necessário desenvolver uma estratégia de marketing online, para que todas as ações estejam coerentes e alinhadas a identidade da marca da sua empresa. Isso garantirá consistência nas ações e fortalecerá sua presença na web.

6. Antes de implementar seus planos é necessário entender como seu cliente se refere ao seu negócio, quando está buscando informações online. Você pode considerar também criar páginas nas mídias sociais que tratem de assuntos relacionados a marca, mas que não a citem diretamente.

7. Estar bem posicionado na web é importante, mas utilizar seu site e todas as ferramentas disponíveis para que sua empresa seja encontrada é crucial para qualquer tipo de negócio e de qualquer tamanho. Empresas B2C e B2B podem se beneficiar desta metodologia para vender qualquer tipo de produto.

Crie Engajamento do Cliente com Sua Marca

8. No lado do conteúdo, é preciso definir como, quando e com que propósito esse conteúdo será desenvolvido. É possível utilizar diversos formatos como texto, vídeo, webnários, estudos de caso e assim por diante. Lembre-se, as páginas das mídias sociais, blogs ou canais de vídeo não tem propósito sem conteúdo que atraia seu cliente.

9. Faça uma análise de palavras chave e crie o conteúdo ao redor disso. Os mecanismos de busca “adoram” sites com bastante texto e que tem atualização constante, portanto determinar um calendário editorial é muito importante. Não abuse do Flash!!

10. Atente-se para o fato de que gerar conteúdo não significa fazer a “venda ostensiva”, mas sim incluir seus produtos dentro de um contexto que o ajude a solucionar os problemas que seu cliente enfrenta. Esses problemas variam, em função do ponto do ciclo de compras que seu público alvo está. Ex: Determinação da necessidade, pesquisa, avaliação, etc..

Torne Tudo Mensurável

11. Todas as ações podem e devem conter métricas de sucesso para que se possa avaliar com precisão sua eficiência. Todo o planejamento deve ser baseado em métricas tangíveis, que podem considerar onde e como será sua presença online e o porque de cada ação. Defina e acompanhe estas métricas e mude o curso da ação rapidamente, para corrigir eventuais problemas.

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