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Novos serviços integram o Skype à sala de estar
As fabricantes de TV procuram dar aos consumidores boas razões para substituírem seus aparelhos de alta definição.
Em breve assistiremos a algo novo na sala de TV da nossa casa: a Panasonic e a LG Electronics, duas das maiores fabricantes de aparelhos de TV, anunciaram a integração do serviço Skype online gratuito em seus televisores de alta definição ligados à Internet. Estes aparelhos, equipados com webcam e microfone adequado para a sala de estar, permitirão ao telespectador realizar vídeo chats e chamadas telefônicas gratuitas sem sair do sofá.
Este foi um dos anúncios feitos pelas fabricantes de TV na exposição Consumer Electronics Show realizada em Las Vegas na semana passada. As fabricantes de TV procuram dar aos consumidores boas razões para substituírem seus aparelhos de alta definição. Também apresentaram televisores ainda mais finos, com conexão na Internet, e preparam uma nova tecnologia em três dimensões.
"Este será o ano em que as TVs conectadas à Internet decolarão e, em breve, todos os televisores serão feitos com Wi-Fi integrado, webcam e microfones para Internet", disse Jonathan Rosenberg, chefe do departamento de estratégia tecnológica da Skype.
O mercado americano de TV sobreviveu à recessão em boas condições. Vendeu 33,86 milhões de unidades em 2009, um aumento de 17% em relação a 2008, enquanto as vendas no varejo em geral ficaram estagnadas, segundo pesquisas.
A concorrência entre as fabricantes reduziu preços e lucros. O preço de uma TV de 46 polegadas com tela de cristal líquido caiu pela primeira vez abaixo dos US$ 1.000. Embora ainda não sejam grande sucesso entre consumidores, os televisores conectados à Internet poderão contribuir para recuperar parte dos lucros que encolheram. Uma TV de plasma de alta definição de 50 polegadas, com conexão com banda larga da LG custa cerca de US$ 300 a mais pela Amazon.com do que uma TV do mesmo tamanho sem a conexão. Em alguns casos, as fabricantes também conseguem fatia da receita quando os clientes fazem compras pela Internet de seus televisores.
É aí que entra o Skype. Até agora, as TVs com conexão com a Web só davam acesso a um número limitado de serviços online, como os do Yahoo, ou como o serviço de streaming de filmes da Netfix. Com a adição de outros serviços e colocando no mercado uma TV mais parecida a um PC, as indústrias querem mudar a própria identidade da tela básica em casa. "A TV não é apenas um aparelho para entretenimento de mão única, mas um meio de comunicação de duas mãos e um portal para as vidas das outras pessoas", disse Bob Perry, vice-presidente da Panasonic.
O serviço Skype em TV funcionará como um computador, mas com algumas limitações. Um programa de TV para de ser exibido quando há uma ligação pelo Skype. Os processadores de TV ainda não são suficientemente poderosos para permitir que a pessoa converse enquanto assiste a um programa.
A Panasonic do Japão e a LG da Coreia do Sul venderão webcams projetadas para seus aparelhos com Skype, com custo entre US$ 100 e US$ 200. Estas câmeras, ao contrário das típicas webcams, são fabricadas tendo em vista a forte concorrência tecnológica que visa a sala de estar de uma casa, onde pode haver várias distâncias entre a TV e os espectadores.
Os atuais acordos dão à Skype considerável vantagem no mercado. Cerca de 520 milhões de pessoas no mundo usam o serviço para fazer ligações gratuitas e conversar por meio do computador e por outros aparelhos que têm software da Skype. A empresa lucra cobrando tarifa competitiva de quem faz chamada telefônica normal e para outros serviços como correio eletrônico de voz.
A possibilidade de conversar por vídeo tornou-se característica cada vez mais importante do Skype. Segundo a companhia, este tipo de comunicação representa 34% dos chamados do serviço, e até 50% em dias como Natal e Ano Novo, quando as famílias procuram conectar-se cara a cara.
Para expandir esta atividade, o Skype anunciou que seu software para Windows PC e para televisores suportará vídeo chamadas em alta definição de formato 720p HD, se os usuários tiverem webcams que suportam esta tecnologia. O Skype não ganha com os vídeo chats, pelo menos por enquanto. Mas em breve a companhia poderá cobrar pelos serviços adicionais, como a capacidade de fazer videoconferência com três ou mais participantes.